Minha vida de corredor - Eduardo Hanada


86a. São Silvestre

Infelizmente tive que cancelar minha participação na São Silvestre por motivos de força maior:

um lanche que fiz na estrada vindo para São Paulo.

Não acredito até agora !!!

Percurso da 86a. São Silvestre - São Paulo / SP

Tudo pronto para a minha segunda participação na São Silvestre em São Paulo: férias, inscrição e número de peito confirmados, exames médicos liberados, treinos de 15 Km realizados, roupas e tênis para a corrida testados e já definidos, liberação familiar negociada, carbogel testado e viagem devidamente planejada. Acho que não faltava mais nada.

Dia 29/12 parti rumo a São Paulo. Uma viagem que deveria ser bem tranqüila. Saí bem cedo pra não pegar muito congestionamento e não chegar à noite em São Paulo. Tive que sair nessa data para ter tempo de retirar o kit, que seria entregue somente até o dia 30/12. No caminho fiz duas paradas para lanches e para descansar um pouco. A viagem dura aproximadamente umas 10 horas. Aí que deve ter começado o meu drama. Na primeira parada comi uma coxinha com catupiry, e na segunda um sanduíche natural de atum. Só sei que algumas horas depois a minha barriga já sinalizava certo desconforto, mas achei que não era nada de mais.

Cheguei à casa dos meus pais no meio da tarde e estava me sentindo pesado, mas acreditava que tinha sido pela própria viagem. Ainda comi um pouco mais. Depois disso começou o meu pesadelo: desidratação direta, total falta de apetite e ânsia de vômito. Imaginei que descansando bem estaria inteiro para retirar o kit no outro dia. Pelo contrário. A coisa só foi piorando. Até então nem cogitava em não participar da corrida, mas a medida que as horas avançavam e eu ainda estava totalmente sem forças, inclusive pra ir buscar o kit, fui ficando preocupado. Numa das brechas de melhora fui retirar o kit e o chip. Minha mãe que havia ido comigo queria ver todos os stands de materiais esportivos montados ao redor e eu normalmente também faria questão, mas eu não estava com a mínima vontade de ver nada e queria voltar correndo pra casa. Ao chegar em casa nem deu tempo pra nada e acabei lavando o corredor da casa dos meus pais. Com isso até tinha ficado melhor, sem dor e com esperanças de melhora.

As horas passavam, não tinha fome e a fraqueza continuava firme. Nesse dia só comi uma barra de cereal, uma banana e meio prato de sopa, e nada disso deve ter ficado no meu estômago. Será que no dia seguinte tudo seria diferente ?

Dia 31/12, dia da corrida. Acordei mais disposto e até com um pouco de fome. Comi frutas, meio pãozinho e fiquei à espera do resultado. Poucas horas para a corrida e nada definido ainda. No meu interior racional já imaginava que o meu organismo estaria bastante debilitado e tinha dúvidas se realmente conseguiria concluir bem a corrida. Mas o meu lado emocional me fazia crer que seria possível participar e ainda conseguir o meu objetivo, que seria concluir a prova em menos de 1h15min. Meu material para a corrida estava todo pronto e aguardaria até o meu limite de horário, próximo das 15 horas para decidir a minha participação. A corrida começaria às 16h47min.

Hora do teste final. Levantei, fui fazer um trotezinho e pronto. Embrulhou todo o estômago e até as dores voltaram. Não dava mesmo. E o pior é que eu estava até disposto a ir pelo menos pra assistir, mas nem isso foi possível. O jeito foi ficar quietinho no sofá, lamentando, babando e assistindo pela TV.

Não me conformo até agora a minha tremenda falta de sorte. De todas as 40 corridas que me propus a participar esse ano, essa foi a única que não consegui nem largar. Só ficava pensando em toda a minha preparação e expectativa para poder estar na Av. Paulista também, curtindo a São Silvestre como todo mundo. Mas no final foi até bom eu não ter participado, pois depois descobri que tinha perdido mais de 3 Kg nesses 2 dias (desidratação total), e provavelmente perderia mais 2 Kg durante a corrida. Isso com certeza não seria nada bom.

Pelo menos ainda deu pra aproveitar a festa de final de ano na casa dos meus pais, com meus irmãos e familiares. Agradeço a todos que me deram força e me apoiaram, e em 2011 estaremos lá de novo. Eu sou teimoso. Dessa vez vou levar lanche de casa e não vou comer nada no caminho.

Que venham as corridas em 2011. Um Feliz Ano Novo !!!

Local: Av. Paulista - São Paulo / SP

Distância: 15 Km 

Inscrição: R$ 85
Kit: camiseta, chip descartável e número do peito



Escrito por Eduardo Hanada às 21h06
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




11a. São Silvestre Internacional - Baln Camboriú/SC

11a. São Silvestre Internacional - Baln Camboriú/SC

Esta é minha segunda participação na São Silvestre Turística Internacional de Balneário Camboriú. Na edição do ano passado tinha achado uma corrida muito legal e decidi repetir a dose. Esse ano o percurso seria diferente e mais desafiador, com cerca de 80% em asfalto e 20% na areia. Porém, com um morro de perder o fôlego.

Cheguei na Av. Atlântica pouco antes das 20hs para retirar o kit e para conseguir um lugar razoavelmente próximo, pois a cidade de Balneário Camboriú nessa época fica intransitável. Enquanto aguardava o horário da largada fui encontrando o pessoal das várias regiões de Santa Catarina. É legal quando a corrida ocorre em um local mais centralizado, pois fica mais fácil pra todos participarem. Eu, Renato, Sérgio, Sueli, Dalto, Daniela e Milena da grande Florianópolis. Egomar e Paraíba de Blumenau. Diego da Costa de Joinville. Meu amigo Ismar, que não encontrava há tempos, de Itapema e agora no RS. O Getúlio eu não lembro de onde é. Além de outros atletas de vários Estados do Brasil.

Momentos antes da largada, quando todos já estavam aquecidos e ansiosos para o início, veio um banho de água fria. A corrida tinha sido cancelada. Coisa inacreditável para um evento desse porte e que contava com representantes de praticamente todo o Brasil. Segundo informações, faltava a liberação de algum documento que não permitia que a corrida fosse realizada pelas ruas de Balneário Camboriú. E agora ? Mais de 500 atletas esperando indignados pela corrida... Bem que as autoridades poderiam ter colaborado, mas não foi o que aconteceu.

A organização e os atletas decidiram e concordaram em realizar a corrida totalmente pela praia, como no ano passado. Nesse caso não haveria trechos nas ruas da cidade e teoricamente não teria problema. Com a mudança do percurso a distância também sofreria redução tanto na prova de 5 Km como na de 10 Km, mas ainda não tínhamos como saber.

A largada foi dada com todos ainda meio surpresos com o anúncio do ocorrido, mas valeu. Meu plano inicial para a corrida que teria 10 Km era tentar fazer em menos de 48min, mas com a mudança repentina fiquei sem meta (era correr o melhor que desse).

Saímos todos para um dos lados da praia com trecho mais curto. Iríamos todos praticamente até a ponta e voltaríamos. Quem participava da corrida de 5 Km ficaria na volta, mas quem participava na de 10 Km seguiria até a outra ponta da praia e finalmente retornaria.

Ao passar pelo ponto de chegada dos 5 Km registrei o tempo de 13min e alguma coisa. Tempo próximo de record mundial. Que beleza (rs). Posteriormente, conforme medição do GPS do nosso amigo Diego, descobrimos que a distância real era aproximadamente 3 Km. Continuei até a outra ponta da praia. O tempo estava bom e a areia também estava apropriada para correr. A maré não estava alta e não havia canais cortando o trajeto. Muita gente ainda na praia dando apoio aos atletas que passavam.

Estava totalmente sem orientação de pace e Km. Mas a outra ponta da praia parecia que não chegava nunca. Ainda bem que o Dalto se aproximou e me acompanhou até o retorno. Ajudou a passar o tempo mais rápido e a dar ritmo. Na volta fui tentando buscar algumas posições que havia perdido, mas essas foram bem poucas. Na chegada, muita gente em volta dava incentivo aos atletas que chegavam exaustos, inclusive eu. Cravei o cronômetro em 40min23s. Agora restava saber qual era a distância exata da corrida. Conforme informações de outros atletas foi de 8,45 Km.

Gostei muito da medalha e da recepção na chegada. Muita água, frutas, água de coco, cucas. Quem quisesse estender, ainda tinha as opções da praia: churros, chopps, milho...

O Egomar havia trazido as velhinhas e, aproveitando a cuca, comemoramos as 50 corridas realizadas pelo  Renato. Muito legal. Em 2011 vamos tentar chegar às 100 corridas !!! Parabéns pela dedicação e empenho. É isso aí, acreditamos em todas.

A premiação atrasou, teve alguns probleminhas e ficou meio cansativa. Parece que a apuração ficou prejudicada por causa da mudança do percurso. O resultado, então, ficou mais confuso ainda. Meu nome nem saiu na lista de 10 Km, saíram vários nomes repetidos na lista com dupla classificação, a minha esposa (que nem participou) ficou bem classificada na prova de 5 Km. Na corrida da Folia (realizada no Carnaval de 2010) o resultado nem saiu até hoje. Acho que a organização poderia dar uma maior atenção a esse ponto, pois a maioria dos corredores gosta de saber como foi o seu desempenho nas corridas e os seus respectivos tempos, inclusive eu.

Eu, Getúlio e Egomar

Correndo pela praia ainda movimentada

Funil de chegada

50 corridas no nosso amigo Renato

Galera reunida após a corrida

Local: Av. Atlântica, 1720 - Balneário Camboriú

Distância: 10 Km (8,45 Km)

Inscrição: R$ 40
Kit: camiseta e número do peito

Tempo: 40min23s
Pace: 4:47 min/Km

Colocação: 11 de 26 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 102
de 200 (masculino)
Colocação:
111 de 244 (geral) Estimado



Escrito por Eduardo Hanada às 21h04
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CORRIDAS 2010

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO

A TODOS OS AMIGOS E

SEGUIDORES DESSE BLOG

Corridas realizadas em 2010 (40 completas + 1 incompleta):

26/12/10 - 11a. São Silvestre Internacional - Baln Camboriú/SC - 10 Km (8,45Km) - 40min23s
19/12/10 - 7a. Corrida do Natal - Abraão - Florianopolis / SC - 5Km (5,71 Km) - 27min28s
18/12/10 - 3a. Corrida Rustica de Natal - São José / SC - 8 Km (7,27 Km) - 35min07s
11/12/10 - DJ Run Night - Florianopolis / SC - 10 Km - 22min40s
05/12/10 - Corrida Itaguaçu Family Run - São Jose / SC - 5 Km (5,43 Km) - 24min46s
04/12/10 - 2a. Corrida Rústica Vale das Graças - Angelina / SC - 10 Km (9,3 Km) - 44min00s
28/11/10 - 1a. Corrida do Supermercado Big - FLN/SC - 10 Km - 47min24s
21/11/10 - Circuito SESC de Cam. e Minimaratonas - São José/SC - 10Km (8,75 Km) - 40min48s
15/11/10 - 1a. Corrida da Proclamação - Santo Amaro da Imperatriz / SC - 5,3 Km - 24min34s
13/11/10 - Balneário Night Run - Balneário Camboriú / SC - 10 Km - 50min03s
07/11/10 - Corrida de Cáritas - Jurerê Internacional - Florianópolis / SC - 5 Km - 22min46s
06/11/10 - Corrida Rustica pela Vida Centro Histórico São José / SC - 8Km (7,7Km) - 36min52s
24/10/10 - Beiramar 10K - Florianópolis / SC - 10 Km - 4 Km - 18min14s
17/10/10 - 1a. Corrida Rustica pela Vida - São José / SC - 5 Km - 22min48s
12/10/10 - 7a. Corrida das Crianças - Abraão - Florianópolis / SC - 5 Km (5,71 Km) - 27min14s
10/10/10 - Corrida Crack nem pensar - Coqueiros - Florianópolis/SC - 8 Km (8,25Km) - 39min11s

02/10/10 - Maratona Santos Dumont - Base aérea Florianópolis/SC - 10 Km (9,7Km) - 48min49s
12/09/10 - Track&Field Run Series - Shop Iguatemi Florianópolis/SC - 10 Km - 48min32s
06/09/10 - Corrida Coruja 2010 - Etapa Cidades irmãs - 10 Km (9,26) - 44min59s
21/08/10 - 2a. Corrida e Caminhada Luciano Laminas - 10 Km (8 Km) - 40min16s
15/08/10 - Corrida e Caminhada do Trabalhador SESI / SC - 5 Km (5,05 Km) - 23min14s
08/08/10 - Corrida Santa Tereza - São Pedro de Alcantara/SC - 10 Km (7,7 Km) - 38min38s
01/08/10 - 1a. Meia-maratona de Brusque / SC - 21 Km (21,7 Km) - 1h55min07s
11/07/10 - 17a. Corrida Rústica INPLAC 36 anos - Biguaçu/SC - 16 Km (15,62 Km) - 1h19min03s
27/06/10 - IV Corrida pela Paz - Florianopolis/SC - 10 Km (7,91 Km) - 36min48s
20/06/10 - Corrida Rustica do Continente AABB - FLN / SC - 10 Km (7,84 Km) - 38min53s
13/06/10 - 1a. Corrida de 5 Km Sportness Fitness Center - 5 Km - 22min52s
06/06/10 - Corrida Rústica Volta a Lagoa da Conceição - Florianópolis / SC - 10 Km - 51min49s
23/05/10 - Corrida Bicentenário de Sampaio Exercito Brasileiro - FLN / SC - 8 Km - 40min54s
16/05/10 - Corrida e Caminhada Todos pelo diabetes - Joinville / SC - 10 Km - 50min14s
08/05/10 - Corrida Rústica Polícia Militar - Florianópolis / SC - 7 Km (7,62Km) - 37min07s
01/05/10 - 1a. Corrida do Trabalhador - Balneário Camboriú/SC - 10 Km (9,8 Km) - 51min29s
21/04/10 - Dia de Tiradentes - Florianópolis/SC - 5 Km (5,71 Km) - 28min10s
18/04/10 - 11a. Corrida Rústica Cidade de Araquari/ SC - 10 Km (9,34Km) - 47min19s
11/04/10 - I Corrida Unimed Saúde - Florianópolis /SC - 10 Km (9,28Km) - 47min29s
28/03/10 - VI Corrida Cidade de Bombinhas/SC - 11Km - 1h01min08s
21/03/10 - Meia maratona Internacional de Florianopolis - 21 Km - 2h02min11s
13/03/10 - Mini-maratona Cidade de São José - 10 Km - 51min27s
14/02/10 - 2a. Corrida Turística da Folia - Balneário Camboriú/SC 8 Km - 41min09s
07/02/10 - Corrida Rústica na Praia da Pinheira - Palhoça/SC - 6Km - 31min09s
31/01/10 - II Corrida Rústica na Barra da Lagoa - Florianopolis/SC - 8 Km - 41min25s

--------------------------------------------------------------------------------

Corridas que não participei em 2010:

31/12/10 - 86a. São Silvestre - São Paulo / SP - 15 Km
04/12/10 - 1a. Corrida Rustica Norte da Ilha - Night Run - Florianópolis / SC - 5 Km
28/11/10 - 4a. Meia Maratona de Blumenau / SC - 21 Km
21/11/10 - IV Corrida pela Vida - Florianópolis / SC - 10 Km
14/11/10 - 2a. Corrida Rustica de Balneário Piçarras / SC - 8,5 Km
24/10/10 - 3a. Meia Maratona de Pomerode / SC - 21 Km
25/07/10 - Circuito SESC de Caminhadas e Minimaratonas - Blumenau / SC - 10 Km
25/07/10 - 26a. Meia-maratona Cidade de Gaspar / SC - 21 Km
18/07/10 - 7a. Corrida de Inverno ACRA - Florianópolis / SC - 5 Km
18/07/10 - 2a. Corrida do Pessoal da Caixa - Florianópolis / SC - 5 Km
18/07/10 - Corrida para uma vida sem drogas - Blumenau/SC - 15 Km
29/05/10 - Circuito SESC de Caminhadas e Minimaratonas - Tubarão / SC - 10 Km
23/05/10 - XXXIII Corrida Rústica Cidade de Rio do Sul / SC - 10 Km
02/05/10 - DJRUN - Etapa Florianópolis / SC - 5Km e 10 Km
24/04/10 - Volta a ilha - Florianópolis / SC - 150 Km (revezamento)
11/04/10 - 1a. Corrida Rústica da Cebola - Ituporanga/SC - 10 Km
21/02/10 - II Corrida Rústica de Praia (Gravatá) 2010 - Navegantes/SC - 10 Km
06/02/10 - Corrida Coruja 2010 - Jurerê Internacional - Florianópolis/SC - 5 Km



Escrito por Eduardo Hanada às 12h54
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




7a. Corrida do Natal - Abraão - FLN/SC

7a. Corrida do Natal - Abraão - FLN/SC

A última corrida do ano em Florianópolis. E não podia de deixar ser uma festa, com direito até a chegada  de Papai Noel e distribuição de presentes para os pequenos atletas do futuro.

Depois da festa na véspera pela entrega da premiação do ranking da ACORSJ, tivemos outra bonita festa no domingo com a tradicional Corrida do Natal que completou a sua 7a. edição. Evento esse promovido e encabeçado pelo grande atleta Analto Romalino, que particularmente faço questão de participar.

Na chegada, já dava para perceber o alto astral que contaminava a todos. Muitas crianças e os principais atletas da grande Florianópolis e de outras regiões já marcavam presença.

Inicialmente, às 15h30min, teve início a corrida das crianças. Meu filho não queria correr, mas no final acabou participando para ganhar um abraço do Papai Noel e um presentinho. Ficou muito contente e da próxima vez disse que ia correr bastante.

Na prova principal, eu queria abaixar o meu tempo da última vez que havia sido de 27min14. O dia estava abafado e estava um pouco cansado da corrida na véspera. Mesmo assim, larguei muito disposto.

Logo na saída, já pegamos uma boa subidinha pra esquentar. Consegui desenvolver um bom ritmo durante os primeiros 2 Kms, mas depois disso a coisa começou a pesar. O rendimento foi caindo e fui sendo alcançado por outros atletas. Eu não acreditava muito, mas fazer duas corridas fortes em dias seguidos, prejudica com certeza a performance na segunda.

Tudo bem, passado os Kms iniciais que geralmente são os mais desgastantes, veio o retorno e novamente consegui melhorar um pouco o ritmo. Recuperei algumas posições perdidas e alcancei alguns atletas, principalmente nos trechos de descida. Nas subidas, que é o meu fraco, geralmente eram os pontos onde eu era ultrapassado.

Gosto do final dessa corrida, pois a chegada é uma descida só. E onde sempre dá pra dar um sprint final  e de ganhar umas posições. Terminei a prova com o tempo de 27min28s. Não consegui cumprir o meu objetivo. Vai ter que ficar pra próxima.

Na chegada teve muita água, refrigerante, frutas, cachorro-quente e as crianças ganharam um belo pacote de doces, além dos brinquedos.

A classificação na minha categoria 40-44 anos foi bem disputada e terminei em 6o. lugar. Com isso conclui a minha participação esse ano nas corridas em Florianópolis. Agora só faltam as São Silvestres !!!

Foto oficial da galera

Largada: festa muito bonita

Sprint Final

Descanso pós-chegada

Meu filhão

Categoria disputadíssima

Local: Em frente a igreja do Abraão - FLN/SC

Distância: 5 Km (5,71 Km)

Inscrição: R$ 5
Kit: número do peito

Tempo: 27min28s
Pace: 4:49 min/Km

Colocação: 06 de 08 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 36
de 63 (masculino) Estimado
Colocação:
37 de 73 (geral) Estimado



Escrito por Eduardo Hanada às 17h12
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




3a. Corrida Rustica de Natal - São José / SC

3a. Corrida Rustica de Natal - São José / SC

Chegamos a última etapa do ranking ACORSJ de 2010.

O horário da prova, que a princípio seria às 18h30min, foi adiantado para as 17 horas. Por muito pouco não pude participar. Tinha a apresentação de final de ano do meu filho, e ele estava ansioso por se apresentar. Não podia perder isso por nada. Fui ciente de que seria difícil conseguir chegar a tempo para a corrida. Ainda bem que deu para assistir toda a apresentação dele e chegar minutos antes da largada.

Eu precisava pelo menos completar a corrida, pois ainda poderia disputar o 5o. lugar no ranking da categoria de 40-44 anos. Estava na 6a. posição. Minha meta era completar a corrida e buscar um pace próximo de 4min30s.

O dia estava quente e muito abafado. O sol ainda estava bem presente. A largada, realizada pontualmente às 17 horas, contou com cerca de 90 atletas que seguiram rumo a Beiramar de São José.

Logo no começo já comecei a sentir muito cansaço, com uma enorme vontade de parar. Acho que foi culpa do forte calor. Nunca tinha corrido tão desconfortável assim. Ainda antes de completar o 1o. Km emparelhei com o Sergião e fomos juntos por quase toda a corrida. Foi bom, pois fomos nos motivando durante o percurso. Mas eu estava indo a duras penas.

Minhas pretensões quanto ao pace já sabia que seria impossível, então o jeito era terminar a prova e tentar buscar umas posições. Mas até isso estava difícil. Pelo menos consegui concluir a corrida, com um tempo final de 35min07s, longe do meu objetivo. A distância, que inicialmente seria de 8 Km, foi de 7,27 Km.

Logo após a corrida foi realizada cerimônia de premiação da prova e do ranking 2010. Na abertura foi feita uma bela homenagem ao aniversário da nossa amiga Laura, esposa do Nilton Generini, com bolo e tudo. Laura, meus parabéns e felicidades. Muito obrigado por nos prestigiar nas corridas.

Em seguida foi dado início à premiação e ao coquetel, oferecido a todos os atletas e familiares. Uma excelente confraternização. Muitos troféus, brindes e prêmios. Até sobrou pra mim. Consegui o 5o. lugar no ranking e além de ganhar um belíssimo troféu, ganhei uma camiseta muito bonita. Valeu a pena participar de todas as etapas. Tomara que o ranking consiga continuar no ano que vem.

Aquecimento da moçada

Chegada

Aniversário da nossa amiga Laura Generini

Todos ansiosos aguardando a premiação

5o. lugar no ranking. Valeu a pena.

Local: Centro Histórico de São Jose / SC
Distância: 8 Km (7,27 Km)

Inscrição: R$ 15 (sócio)
Kit: número do peito

Tempo: 35min07s
Pace: 4:50 min/Km

Colocação: 07 de 07 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 44
de 67 (masculino)
Colocação:
48 de 76 (geral) 



Escrito por Eduardo Hanada às 23h51
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Jurerê Night Run - Florianópolis / SC

Jurerê Night Run - Florianópolis / SC

RESULTADO JURERÊ NIGHT RUN - FLORIANOPOLIS/SC - 5 Km

RESULTADO JURERÊ NIGHT RUN - FLORIANOPOLIS/SC - 10 Km

Muitas dúvidas: correr ou não correr ? 5Km ou 10 Km ? Estava na  expectativa de sair a corrida da ACORSJ no domingo, por isso optei por participar na prova de 5 Km do Jurerê Night Run, no sábado a noite. Na pior das hipóteses tentaria fazer um longão no domingo. Acho que fiz a escolha certa.

Como já sabia, quase nenhum dos amigos de corrida iriam participar. E foi o que realmente aconteceu. Praticamente somente atletas de academias e assessorias esportivas estavam participando. Encontrei ainda o Sérgio Sales, o Sérgio Probst, o Israel, a Maria Teresa, a Milena e a Daniela (começando na prática do esporte e indo muito bem).

O ponto de concentração e a largada foram no Jurerê Sports Center. Aos poucos foram chegando os atletas, alcançando um número superior a 350, distribuídos nas provas de 5 Km e 10 Km. O percurso era o mesmo para as duas provas, sendo que para os 10 Km seriam dadas duas voltas.

Minha meta dessa vez era completar os 5 Km em 22min30s, ou seja, manter um pace médio de 4:30/Km.

Na hora da largada, que ocorreu próximo das 20 hs, já estava escurecendo, mas conseguimos sair ainda no claro. Posicionei-me mais na frente, pois aprendi que em provas com muitos atletas, largar atrás se perde um tempinho precioso. Não sei se é comum, mas na largada sobraram até cotoveladas. Tem gente que pensa que isso vai ajudar em alguma coisa ao longo da corrida.

Sempre quando corro as provas de 5 Km tenho a impressão que elas cansam bem mais que as de 10 Km. Provavelmente isso ocorre por impormos um ritmo mais intenso durante todo o percurso. O bom de se largar na frente é que pegamos a pista mais limpa, mas por outro lado somos mais ultrapassados.

Durante a corrida a noite caiu rapidamente foi escurecendo. Ficando muito escuro. Não consegui identificar nenhuma placa marcando a Km. Aliás, em alguns trechos não dava pra ver mais de 20 metros à frente. Tentei correr no meu ritmo mais forte durante boa parte do percurso, mas senti que a partir do 3º. Km o rendimento caiu um pouco. Já estava cansando.

No retorno da primeira volta, passamos pelo portal de chegada, e eu que já estava me arrastando pensei que já era a entrada para a finalização dos 5 Km. Que nada, ainda tinha outro trecho para o outro lado da pista e o retorno. Não tem coisa pior que queimarmos o nosso estoque de energia pensando que é o fim da corrida e depois descobrir que ainda falta mais um bom percurso. E agora ?

Não tinha jeito, tive que respirar fundo e com extrema dificuldade retornar a prova. Perdi alguns segundos até retomar o ritmo. Mesmo assim, ainda consegui recuperar as posições perdidas no finalzinho. Ao cruzar a linha de chegada, meu relógio registrava 22min40s. Meu novo melhor tempo na distância, mas 10 seg a mais do meu objetivo. Talvez tivesse conseguido se não tivesse dado a paradinha.

A corrida noturna é boa por permitir uma temperatura mais agradável para correr, por outro lado, o percurso da corrida estava bem escuro, principalmente na chegada. Faltou um pouco da iluminação tanto na chegada como na premiação.

Na prova de 5Km sabia que tinha ido razoavelmente bem para a minha categoria, mas como eram muitos atletas não sabia se ia conseguir ficar entre os 3 primeiros, que ganhariam um bonita medalha em formato de estrela. A premiação demorou bastante e foi um pouco confusa. No feminino, a Maria Teresa e a Milena foram campeãs das suas respectivas categorias. Eu aguardava, com um pouco de esperança, a minha categoria, mas a chamada do 3º. e do 2º. lugar me deixaram angustiado durante um curto espaço de tempo. Angústia essa que só passou quando anunciaram a minha 1ª. colocação. Essa sensação não tem igual. É demais. Ganhei o dia.

Prova de 5 Km acho que me dá sorte !!! Evento legal, mas a organização na chegada e a falta de iluminação prejudicaram um pouco no final.

Dentro do Jurerê Sports Club

Portal de chegada

Momentos antes da largada

Correndo pelas ruas de Jurerê Internacional

Premiação sem iluminação

Percurso da corrida

Local: Jurerê Sports Center - Florianópolis / SC
Distância: 5 Km

Inscrição: R$ 49,50
Kit: Camiseta, revista runner de Fev/2010, um carb-up

Tempo: 22min40s (5 Km)
Pace: 4:32 min/Km

Colocação: 01 de 11 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 14
de 97 (masculino)
Colocação:
17 de 185 (geral) 



Escrito por Eduardo Hanada às 11h22
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Corrida Itaguaçu Family Run - Sao Jose/SC

Corrida Itaguaçu Family Run - Sao Jose/SC

RESULTADO CORRIDA ITAGUAÇU FAMILY RUN SAO JOSE/SC

Menos de 24 horas depois, mais precisamente 16 horas depois de participarmos da 2a. Corrida Vale das Graças de Angelina, lá estávamos para participar da 1a. Corrida Itaguaçu Family Run: eu, o Renato, o Sebastião e o Bruninho, o Paulo, o Egomar com a família, o Paraíba (vencedor das duas corridas), a Sueli e o Marcus Vinicio. O Nilton dessa vez também participou.

Uma corrida que contou com mais de 500 atletas, com o grande charme da prova nos trechos do percurso por dentro do Shopping Itaguaçu, passando tanto pelo térreo como pelo piso superior. É a primeira vez que vejo uma corrida indoor em Shoppings. Nada de escadas rolantes, escadas ou elevadores. A alternância de piso foi por fora.

As modalidades das provas eram: caminhada, 5 Km e 7 Km. Como eu iria correr a prova de Angelina que era de 10Km, optei por participar na prova de 5 Km nessa corrida. Escolha acertada, pois a minha perna ainda sofria um pouco da véspera.

Cheguei cedinho para pegar o chip. Tudo também muito bem organizado. O dia que prometia chuva, apesar de fechado o tempo, colaborou para termos uma boa corrida.

Largamos próximo das 8h30min, e dei uma baita bobeada. Estava conversando com o Renato, quando anunciaram a contagem regressiva e a largada. Tentei correr pra me posicionar melhor na saída, mas já estava tudo cheio. Tive que largar de trás mesmo. A desvantagem disso em corridas com grande quantidade de atletas é que a gente fica durante um tempinho limitado, enquanto não ocorre a dispersão. E isso dá diferença no final.

Por outro lado, quando largamos de trás, dá a impressão que estamos bem, fazendo várias ultrapassagens. Na largada, demos 2 voltas no estacionamento do Shopping e depois fomos rumo a Av. Central do Kobrasol. Somente depois da saída da área do Shopping é que ficou mais limpo para correr e entrar no ritmo adequado. 5 Km é uma prova curta, mas nem por isso deixa de exigir mais do nosso organismo.

Ao contrário do dia anterior, não estava me sentindo nas melhores condições. As minhas pernas ainda sentiam o esforço feito antes. Vários foram os momentos que bateu aquela vontade de parar, mas já aprendi a lidar com isso. Não tinha muita noção da performance durante a corrida, pois havia somente algumas marcações de Km. Quem optou pelos 7 Km foi até próximo a Beiramar de São José. Quem optou por 5 Km, como eu, voltou no meio do caminho.

Ao entrar no estacionamento do Shopping a placa indicava 4 Km. Teríamos, a princípio, mais 1Km. Demos mais uma volta no estacionamento e entramos pela parte debaixo do Shopping. Um cenário um pouco diferente, com o ar mais fechado. Mas tudo tranquilo. Saímos pela outra saída. Contornamos o estacionamento do Shopping novamente até chegarmos no nível do piso superior, onde entraríamos novamente e só sairíamos no portal de chegada.

Como  estava sem referencial durante a prova, só cravei o cronômetro quando completei a prova, indicando 24min46s. Não tinha achado legal o  tempo, mas tinha a desculpa de ter corrido os 10Km na véspera. Porém, depois vim a saber, por meio de outros atletas que tinham GPS, que a prova teria aproximadamente 5,43 Km. Que bom, menos mal.

Recebemos a medalha de participação, e um kit frutas, além de muita água. Prestigiamos a entrega do troféu para o Bruninho, campeão da Corrida de Angelina, e registramos a presença da turma. Excelente corrida e com um toque todo especial.

Tomara que ela se repita em breve.

Concentração para a largada

Estamos em todas

Recuperando algumas posições

Vira aqui pra entrar no Shopping


Passagem por dentro do Shopping

Galera completando mais uma corrida

Data: 05/12/2010 - Hora: 8h30min
Local: Shopping Itaguaçu - Sao Jose
/ SC
Distância: 5 Km (5,43 Km)

Inscrição: gratuita
Kit: Linda Camiseta, toalha, squeeze, numero do peito e chip

Tempo: 24min47s
Pace: 4:34 min/Km

Colocação: 02 de 12 (categoria 40-44 anos) 
Colocação:
30 de 110 (masculino)
Colocação:
33 de 193 (geral) 



Escrito por Eduardo Hanada às 09h53
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




2a. Corrida Rústica Vale das Graças de Angelina / SC


2a. Corrida Rústica Vale das Graças de Angelina / SC

RESULTADO 2a. CORRIDA VALE DAS GRAÇAS ANGELINA/SC

Essa foi a minha 2a. participação na Corrida Rustica Vale das Graças, em Angelina. Uma corrida cercada de expectativas, que contava com os nossos amigos Renato, Marta, Nilton e a Laura, que não pouparam esforços para promoverem um grande evento.

A cidade de Angelina, muito simpática, recebeu os atletas de braços abertos. Uma corrida muito gostosa de participar, com inscrições totalmente gratuitas, linda camiseta alusiva ao evento e de boa qualidade, ambiente familiar, realizada em uma cidade acolhedora, e para completar um super jantar de massas para os atletas participantes. Sem contar ainda a festa da cidade e os pontos turísticos para visitar.

Nem a chuva que caiu antes da corrida desanimou os atletas. Vieram amigos e representantes de várias cidades do estado, como Joinville, Itajaí e Blumenau, além das várias academias de esportes.

Praticamente todos os amigos estavam presentes, prestigiando o evento. Cheguei por volta das 14h45min e nem deu pra passear, pois a chuva insistia em cair. Ficamos todos abrigados no coreto da praça, na igreja, nas barracas...Para não prejudicar os atletas, o percurso que teria trechos de terra foi excluído da corrida, reduzindo a distância que era inicialmente de 10Km para aproximadamente 9,3 Km.

Meu objetivo nessa corrida era tentar manter o sub-48 nos 10Km, mas como já sabia que a distância seria um pouco menor, acabei desistindo dessa idéia e parti para fazer o meu melhor no dia.

A largada foi dada em frente a igreja e a pracinha da cidade. Demos uma volta de apresentação e ganhamos as ruas da cidade. Como eu me lembrava um pouco do ano passado sabia que teria trechos de altos e baixos no percurso. Larguei em ritmo normal, sem forçar muito. Não havia placas de Km por isso não me importei muito em ficar olhando o tempo, e sim os atletas referenciais. Normalmente sempre corro em ritmo parecido com algum deles.

A medida que avançava na corrida a chuva foi dando uma trégua, o que ajudou bastante na segunda parte prova. Estava me sentindo bem e acredito que tenha conseguido sustentar o ritmo dos Km iniciais. Consegui fazer algumas ultrapassagens e recuperar algumas posições perdidas na primeira parte da prova. E no final consegui chegar próximo do nosso novo amigo Marcus Vinicio, que havia disparado no início. Se fosse da minha categoria juro que tinha ido buscar. rs.

Cruzei a linha de chegada com o tempo de 44min cravados. Ah, se fossem 10 Km. Mas tudo bem, ano que vem chego lá. Fartura de frutas e de água para repor as energias.

Aguardamos a premiação, com destaque para o Paraíba de Blumenau, que foi o grande vencedor, e do nosso amigo Diego de Joinville que venceu na sua categoria. Além disso, o Paulo, a Sueli, o Romero e o Marcus Vinicio também marcaram presença no podium. O Marcus Vinicio estreando. Parabéns a todos.

Depois fomos saborear um delicioso jantar de massas com frango assado oferecido pela organização e voltei rumo a São José de pança cheia e bastante contente de rever os amigos e ter realizado uma boa prova.

Registro aqui as excelentes fotos tiradas pela nossa amiga Marta, principalmente na chegada, e o empenho do nosso amigo Renato, que além de cuidar da preparação e organização do evento antes e depois, também teve uma excelente participação na corrida. Valeu, Renato.

Daniel, Renato (o grande responsável pela sucesso da corrida), Egomar e eu.

Encontro de blogueiros (Diego, Sebastião e eu)

Largada em frente a igreja e a praça de Angelina / SC

Chegada com a sensação de uma boa corrida

Novo amigo das corridas: Marcus Vinicio e o Romero

Ninguém é de ferro. Beleza de jantar depois da corrida !!!

Data: 04/12/2010 - Hora: 16 horas
Local: Praça de Angelina
/ SC
Distância: 10 Km (9,3 Km)

Inscrição: gratuita
Kit: Linda camiseta e ingresso para o jantar (para os 250 primeiros inscritos), e número do peito

Tempo: 44min00s
Pace: 4:44 min/Km

Colocação: 07 de 11 (categoria 40-44 anos) 
Colocação:
62 de 110 (masculino)
Colocação:
65 de 135 (geral) 



Escrito por Eduardo Hanada às 15h46
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 



Meu perfil
BRASIL, Sul, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, English, Esportes
MSN -
Histórico
    Outros sites
      Minha vida de Corredor Eduardo Hanada (www.ehanada01.zip.net)
      ACORSJ
      Ativo
      Cronoserv
      Chiptiming
      Fotos Foco Radical
      Corridas em Santa Catarina
      Mapmyrun
      Erunner
      Calculos e indices
      Blog Enio Augusto
      Blog Guilherme Preto
      Blog Fausto Egidio
      Blog da Helena Vidal
      Blog Renato Ventura
      Blog Sebastião Santos
      Blog Fabio Namiuti
      Blog Eq Praia do Caldeirão
      Blog Diego da Costa
      Blog Egomar
      Blog Dyego de Campos
      Blog do Toto
      Corridas de Rua
      Runner´s World
      Sul Brasilis
    Votação
      Dê uma nota para meu blog