Minha vida de corredor - Eduardo Hanada


1.a Corrida e Caminhada BIG - Florianópolis / SC

1.a Corrida e Caminhada BIG - Florianópolis / SC

RESULTADO 1a. CORRIDA E CAMINHADA BIG FLN/SC - 5Km

RESULTADO 1a. CORRIDA E CAMINHADA BIG FLN/SC - 10Km

Durante um bom tempo fiquei na dúvida se participaria dessa corrida promovida pelo BIG / Corpore ou tentaria fazer a minha 3a. meia-maratona, em Blumenau. Devido a logística mais complicada decidi por não ir a Blumenau e apostar na corrida do BIG aqui em Florianópolis. Corrida essa que prometia ser um grande evento.

Escolha acertada. No sábado retirei o kit, que veio com uma camiseta muito boa e o chip (aqui em Florianópolis raras são as corridas que utilizam chip).

Consegui dormir cedo na véspera e acordei bem disposto para a corrida. A minha expectativa era grande, pois estava tentando há tempos fazer os 10Km abaixo dos 48min. Só não queria que chovesse para não ficar uma corrida pesada. Acordei cedinho, dei uma abastecida e fui para o BIG do Shopping Iguatemi, de onde seria dada a largada.

No caminho já dava pra ter uma idéia da organização. O percurso já estava todo demarcado com os cones e as placas indicando os kilometros. Estacionamento coberto e cheio de vagas, várias tendas para dar suporte aos atletas: massagens, isotônicos, energéticos, frutas, som, entre outros. Nem estou acostumado com isso.

Cheguei lá por volta das 7h10min e aos poucos foi chegando o pessoal. Encontrei com a Martinha e o marido dela da Sprint Assessoria, que havia conhecido somente pelo twitter e orkut. Logo encontrei o Renato, que trouxe em primeira mão a camiseta da corrida de Angelina, que fizemos questão de usar para a divulgação. Muito bonita, de boa qualidade e aprovada !!!

A largada foi pontual, às 8 horas, com uma temperatura bem agradável e mais de 1.000 atletas, distribuídos entre as corridas de 10 Km, 5 Km e a caminhada. Larguei mais na frente para evitar a aglomeração inicial. Estava bem disposto e me sentindo bem. Consegui fazer a primeira parte da prova em um bom ritmo, com os paces abaixo dos 5 min/Km:  4:25 / 4:43 / 4:12 / 4:47 / 4:32, fechando os 5 Km em 22min41s. O percurso se repetiria para completar os 10 Km.

Como sempre, não consigo manter o ritmo na segunda parte da corrida e aquela sensação de não dá mais crescia a cada instante. Ainda consegui fechar o 6o. Km em 4min38s, mas depois a queda foi inevitável. O interessante nas corridas é que sempre temos alguns atletas referenciais que nos ajudam a manter o ritmo ou a forçar um pouco mais. Foi o que fiz, me referenciei no Israel, que está sempre nas corridas, incentivando o seu filho na prática do esporte. Como ele sempre chega na minha frente, me concentrei em chegar próximo dele. Isso me ajudou a recuperar o ritmo que havia caído no 7o.Km para 5min14s e voltar ao pace próximo de 5 min/Km nos kilometros finais, mesmo com a abertura de sol.

No Km final sentia que poderia atingir o meu objetivo sub-48. Ia depender de um esforçozinho a mais na reta final. O pior é que nessa hora já estamos com o estoque de energia na reserva. Mas também, chegar até os metros finais e deixar de cumprir a meta por alguns segundos não dá. Respirei fundo e dei o meu último pique. Esforço recompensado: 47min24s. Melhor do que eu esperava. Que sensação boa de dever cumprido.

Paces na corrida 10Km: 4:25 / 4:43 / 4:12 / 4:47 / 4:32 / 4:38 / 5:14 / 4:48 / 5:00 / 5:01 

Muita água gelada, muito gatorade, a bela medalha e o kit lanche, com sanduíche, maçã e banana. Nada como uma estrutura de primeira. Fiquei fã dessa corrida da Corpore. Com certeza foi uma das melhores organizações que pude presenciar até hoje.

Só vou deixar um registro aqui que deixou a todos chateado. A Sueli, colega nossa das corridas, que ficou em 5o. lugar na categoria geral feminina de 10Km, por algum erro na entrega dos kits, recebeu o kit de 5 Km. Isso fez com que ela não subisse ao podium, como era totalmente merecedora, inclusive dos prêmios. Sueli, parabéns. E todos sabemos da sua verdadeira conquista.

Torço para que esse evento se repita nos próximos anos e se puder irei aos Estados vizinhos também para participar. Parabéns.

Camiseta da Corrida de Angelina - Divulgação

Nem na largada eu fico perto do Sebastião

A prova da chegada da Sueli. Parabéns.

Meus últimos metros da chegada

Marta, parabéns pela sua corrida. Continue assim.

Data: 28/11/2010 - Hora: 8h00min
Local: BIG - Shopping Iguatemi - Florianópolis / SC

Distância: 10 Km 

Inscrição: R$ 35,00

Kit: Camiseta, Número do peito e chip

Tempo: 47min24s
Pace: 4:44 min/Km

Colocação: 09 de 20 (categoria 40-44 anos) 
Colocação:
74 de 195 (masculino)
Colocação:
82 de 262 (geral) 



Escrito por Eduardo Hanada às 14h55
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Circuito SESC de Caminhadas e Minimaratonas

Circuito SESC de Caminhadas e Minimaratonas - São José / SC

Final de semana com várias corridas pelo estado. Logicamente eu escolhi a mais perto de casa, onde era só atravessar a rua, na Beiramar de São José. Ainda bem que não precisei acordar tão cedo no domingo.

A Corrida foi promovida pelo SESC-SC e pela Corpolis. Havia um espaço para verificar a saúde, jogos educativos e brinquedos diversos para a criançada. Como acontecia no mesmo horário a Corrida da AVOS na Beiramar de Florianópolis, houve uma boa divisão dos atletas, comparecendo mesmo nesse evento principalmente os participantes do ranking da Corpolis.

Dessa vez, da turma estavam somente o Renato, Mário, Sérgio e o Paulo. Havia pouco mais de 50 atletas, praticamente o dobro do ano passado.

Meu objetivo para os 10 Km era novamente tentar correr abaixo de 48min. A largada atrasou um pouquinho e ocorreu por volta das 9h15min. O tempo estava excelente pra correr, sem sol, sem vento e fresquinho. O percurso bem conhecido ajudou. Dia muito propício para quebra de record pessoal.

Largada muito forte do pessoal. Tive que me conter pra não me empolgar e depois ficar pelo caminho. Não havia placas de Km, mas logo na primeira volta já havia percebido que o percurso não teria 10Km realmente. Bom, aí a briga para record pessoal teria que ser por pace na distância. Estava tocando em um ritmo bom, mas mesmo assim os meus referencias já estavam me alcançando.

A primeira parte da corrida geralmente eu consigo fazer em um ritmo mais forte, mas na segunda estou lutando pra tentar manter ou aumentar o ritmo. Nessa prova, consegui praticamente igualar o tempo na segunda parte e no final ainda chegar junto com o Sérgio e o Renato. Cheguei morto, mas com a sensação de dever cumprido. Tinha feito uma das minhas melhores corridas.

Gostei da medalha e até sobrou um troféuzinho. A categoria está bem disputada, mas um dia a gente chega lá.

Portal de chegada

Beiramar de São José

Mário, Sergião e eu devidamente uniformizados

Pódium da categoria 40 a 44 anos

Data: 21/11/2010 - Hora: 9h00min
Local: Beiramar de São José / SC

Distância: 10 Km (8,750 Km)

Inscrição: Grátis (2 Kg de alimentos)

Kit: Camiseta e Número do peito

Tempo: 40min48s
Pace: 4:40 min/Km

Colocação: 07 de 07 (categoria 40-44 anos) 
Colocação:
28 de 42 (masculino) - Estimado
Colocação:
30 de 50 (geral) - Estimado



Escrito por Eduardo Hanada às 14h44
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




1a. Corrida da Proclamação de Santo Amaro da Imperatriz

1a. Corrida da Proclamação - Santo Amaro da Imperatriz / SC

Segunda de feriado nacional. Dia da Proclamação da República. E a cidade de Santo Amaro da Imperatriz estava promovendo a 1a. Corrida Rustica da Proclamação. Correr ou não correr, eis a questão. Essa era a minha dúvida. Poderia fazer um longão, mas sabia que se ficasse em casa dificilmente me dedicaria ao treino. Então, estava decidido.

Foi a primeira vez que participei de uma corrida na cidade de Santo Amaro da Imperatriz. E mesmo com o GPS acabei me perdendo. Ainda bem que tinha saído de casa com antecedência.

Não havia medalha de finisher e a premiação era limitada a troféu para o primeiro colocado de cada categoria e medalhas para o 2o. e 3o. colocados. Acho que isso acabou influenciando na participação de mais atletas.

Dessa vez pensei que encontraria pouca gente conhecida, mas sempre tem os viciados em corridas que acabam aparecendo: Paulo, Itamar, Sueli, Romero, Adriane, César, Analto e o Sadi que me conheceu pelo blog. Corrida simples, mas bem simpática, realizada na Pracinha da cidade.

O evento contou com corrida infantil, a partir dos 6 anos, o que ocasionou o atraso na corrida principal, que estava programada para as 9 horas e só começou após as 9h30min. Participaram aproximadamente 50 atletas em um ambiente bem de cidade do interior.

Dessa vez, como não conhecia o percurso e nem havia sinalização da Km não tive a menor noção de como estava indo. Só me lembro que o percurso era razoavelmente plano, praticamente todo em asfalto e que estava correndo com a língua de fora. Acho que o pessoal saiu meio forte e durante a volta pude fazer algumas ultrapassagens.

Corrida curta é boa, mas cansa bem mais. Concluí a prova com o tempo de 24min34s. Só não sei mensurar exatamente o percurso, pois ninguém estava com GPS e não me lembro do nome de nenhuma rua por onde passei. Frutas e água não faltaram. Aliás, até sobrou. Deu até uma salada de frutas aqui em casa.

Quando vim pra essa corrida já estava ciente que dificilmente conseguiria trazer uma medalha, pois conforme divulgado, não teria a de participação. O jeito era esperar um milagre e ficar entre os 3 primeiros colocados da categoria. O resultado demorou a sair, mas foi bom. Fiquei na 3a. colocação. Não fiquei sem a medalhinha, que por sinal era muito bonita. Valeu a pena !!!

Estou começando a gostar dessas corridas de 5 Km.

Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz 

Eu, Paulo (te coloquei no blog !!!) e Itamar

Preparação para a largada

Data: 15/11/2010 - Hora: 9h00min
Local: Praça Governador Ivo Silveira - Santo Amaro da Imperatriz / SC

Distância: 5,3 Km 

Inscrição: R$ 10,00

Kit: Número do peito

Tempo: 24min34s
Pace: 4:38 min/Km

Colocação: 03 de 05 (categoria 40-44 anos) 
Colocação:
21 de 40 (masculino) - Estimado
Colocação:
22 de 50 (geral) - Estimado



Escrito por Eduardo Hanada às 19h25
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




1a. Corrida Noturna Balneário Night Run

1a. Corrida Noturna Balneário Night Run

RESULTADO BALNEÁRIO NIGHT RUN - 5Km E 10Km

Não foi fácil participar dessa corrida. Ela deve ter sido realizada com foco no pessoal local, pois ao contrário das outras corridas, a inscrição pela internet era bem mais cara que a realizada nos postos de inscrição, somente em Balneário Camboriú. Isso quase me fez desistir de participar. Ainda bem que sou teimoso e consegui viabilizar junto à organização. Entretanto soube de muitos amigos atletas aqui da Grande Florianópolis que gostariam de ter ido, mas desistiram pelos valores das inscrições.

A entrega do kit ficou limitada até às 15hs em um Shopping afastado do ponto da largada. Mais uma vez dificultando a vida de atletas que vinham de fora. Ainda mais que o kit a ser retirado foi somente a camiseta, que por sinal era muito bonita e de boa qualidade. Os chips seriam entregues somente momentos antes no local da largada. Desnecessário esse trabalho de retirar a camiseta em outro local. Poderia facilmente ser entregue momentos antes da corrida, junto com o chip.

No local da largada uma excelente estrutura aguardava os atletas. Encontrei o Nilton, a Laura e a Mônica (que veio torcer pelo pai), e depois o Renato e a Marta (que estava de aniversário: PARABÈNS). A turma estava bem desfalcada pelos motivos citados anteriormente. Tiramos as tradicionais fotos, mas as da minha máquina ficaram péssimas. Corrida noturna não é com ela.

Largada pontual às 20 hs. Inscrições encerradas com mais de 500 atletas participando. Grande festa. Muita gente de academia, iniciando nas corridas. Havia provas de 5 Km e 10 Km, com uma quantidade um pouco maior de atletas na prova de 5 Km. O percurso foi pela praia com duas idas e voltas para quem estava participando da prova de 10 Km.

Meu objetivo para essa corrida era fazer os 10 Km abaixo de 48 min. Procurei sair na frente para não perder tempo na dispersão como nas últimas vezes. Registrei o 1o. Km com 4min20s, mas foi somente essa parcial que consegui marcar. Não sei porque, mas parece que correr na areia cansa mais. Meu rendimento não foi muito bom. Completei a primeira volta com o tempo próximo de 25 min, um pouco acima do que eu costumo fazer. Minha irmã apareceu por lá para prestigiar e dar uma força.

A segunda parte foi bem cansativa, e não fosse as disputas intermediárias teria sido psicologicamente mais desgastante. Ainda bem que o tempo ajudou, pois não estava quente e nem ventando. E, além disso, a faixa de areia pra correr estava bem generosa. Completei o percurso em 50min03s, com a impressão de ter corrido mais que 10 Km, mas em consulta posterior, acho que foi o meu rendimento que esteve pior mesmo.

Na chegada, recebemos uma bonita medalha, squeeze com isotônico, frutas e muita água. A premiação foi rápida, pois não teve prêmios para as categorias, e mais rápido ainda foi a divulgação dos resultados, momentos depois do término da corrida.

Um evento muito bonito e bem organizado, mas registro aqui uma sugestão de prestigiar e se pensar em viabilizar a participação de atletas de fora da região de Balneário Camboriú também.

Aquecimento

Nilton da CORRIDASSC também esteve presente

Prontos para a largada

Completando a primeira volta (5 Km)


Pega na chegada

Cheguei

Gostei da medalha e da camiseta

Data: 13/11/2010 - Hora: 20h00min
Local: Praça Almirante Tamandaré - Balneário Camboriú / SC

Distância: 10 Km 

Inscrição: R$ 45,00

Kit: Camiseta, squeeze, chocolate, chip e Número do peito

Tempo: 50min03s
Pace: 5:00 min/Km

Colocação: 07 de 25 (categoria 40-44 anos) 
Colocação:
59 de 150 (masculino) 
Colocação:
63 de 198 (geral)



Escrito por Eduardo Hanada às 09h16
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Corrida de Caritas

Corrida de Caritas - Jurerê Internacional - Florianópolis / SC

RESULTADO CORRIDA DE CARITAS - CAMINHADA - 5Km - 10Km

Essa foi a minha 50a. Corrida Rústica, em aproximadamente 1 ano e meio de participações nesses eventos esportivos. Não tinha oportunidade melhor pra comemorar. Essa seria uma corrida beneficente, com objetivo de cunho social, visando arrecadar recursos para dar melhores condições às crianças vítimas de violências. Causa muito nobre.

Essa também seria a primeira vez que participaria de uma corrida seguida de outra na véspera, com pouco mais de 12 horas de diferença. No dia anterior tinha corrido aproximadamente 8 Km. Como sabia que seria pesado, ao invés de participar da corrida com distância de 10 Km, decidi participar na de 5 Km mesmo. Melhor coisa que fiz.

Dia da corrida, expectativa grande, acordei cedo e não consegui mais dormir direito. Preparei as minhas coisas e fui um pouco mais cedo para pegar o kit com camiseta do evento, squeeze e ingressos. Sabia que iria bastante gente, mas não imaginava que seria tanto. Muitos estudantes, muitos atletas e muita gente bonita participando.

Encontrei com a nossa turma, que mesmo tendo participado na véspera iriam encarar os 10Km. Só eu e a Sueli que decidimos correr a de 5 Km. O meu objetivo nessa corrida era tentar chegar abaixo dos 23 minutos e de preferência abaixo do meu último melhor tempo na distância: 22min48s.

Como tinha muita gente, minha estratégia foi largar no pelotão da frente para evitar a perda de tempo na dispersão. Fui bastante ultrapassado no início, mas foi melhor assim. Saí decidido a fazer a primeira parte do trajeto em ritmo normal e acelerar na segunda parte. Não havia as marcações no meio do percurso e a minha referência seria o ponto de volta que teria 2,5 Km. Mas estava tão concentrado que acabei esquecendo de olhar o cronômetro. Só lembro que tinha virado a mais ou menos 11min e alguma coisa.

Hora de acelerar. Na volta, ao contrário da ida, fui ultrapassando o pessoal que ia se cansando ao longo do trajeto, e também conseguia aumentar um pouco o meu ritmo. Durante o percurso, apesar de estar quente, nem peguei água. Estava já quase no meu limite e ao chegar perto do portal de chegada ainda queria fazer as últimas ultrapassagens e conseguir melhorar o meu tempo. A essa altura já estava em dúvida se seria possível, pois o calor castigava. Nos últimos 200 metros segurei a respiração, dei um sprint final e consegui alcançar mais uns 3 atletas.

Cheguei cravando o cronômetro em 22min46s. Somente 2 segundos abaixo do meu melhor tempo, mas diante das condições foi excelente. Depois da chegada, recebi a medalha de participação e simplesmente tomei 4 garrafinhas de água de 500ml. Além de comer ainda algumas frutas. Aguardei então o pessoal chegar da prova dos 10Km. Eu havia feito somente uma volta (5 Km). Não ia conseguir manter o ritmo se tivesse continuado.

Nessa corrida, como havia muita gente e podium somente para os 3 primeiros colocados de cada categoria não tinha a mínima esperança de conseguir alguma coisa.  A Laine Valgas da RBS prestigiou o evento e estava anunciando a premiação. Na minha categoria ela já havia anunciado o 2o. e o 3o lugar. Bom, realmente não ia ter a mínima chance mesmo. De repente ela anunciou o meu nome em 1o. lugar. Nem acreditei e nem estava esperando. Foi uma sensação de susto com muita alegria, pois era a primeira vez que conseguia tal feito. Tá certo que os feras correram a prova de 10Km, mas pra mim valeu muito.

Nem preciso dizer que adorei o evento em todos os aspectos, até mesmo vendo pelo outro lado também. Foi emocionante acompanhar a chegada dos mais idosos conseguindo completar o percurso, ver os filhos universitários incentivando as suas mães durante a corrida e gente que estava estreando, buscando a superação em cada passo. Todos estão de parabéns e com pelo menos 1 Kg a menos. Excelente organização e torço imensamente para que esse evento se repita o mais breve possível.

Eu, Nilton e o Renato aguardando o início da corrida

Preparativos

Largada

Chegando com o Nilton

Missão cumprida

Laine Valgas (RBS) anunciando a premiação

Surpresa inesperada - 1o. lugar na categoria 40-44 anos (5 Km)

Percurso de 5 Km

Data: 07/11/2010 - Hora: 9h00min
Local: Av. dos Buzios - Jurerê Internacional - Florianópolis / SC

Distância: 5 Km 

Inscrição: R$ 32,00

Kit: Camiseta, squeeze, Número do peito

Tempo: 22min46s
Pace: 4:33 min/Km

Colocação: 1 de 10 (categoria 40-44 anos) 
Colocação:
19 de 118 (masculino) 
Colocação:
21 de 193 (geral)



Escrito por Eduardo Hanada às 23h06
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




2a. Corrida Rustica "Pela vida" / Centro Histório de São José

2a. Corrida Rustica "Pela vida" / Centro Histório de São José

A Beiramar de São José está virando um dos principais pontos de corridas rústicas aqui da grande Florianópolis. Eu só tenho que agradecer, pois fica a poucas quadras daqui de casa e é onde eu costumo treinar. Minha missão nesse corrida era fazer os 8Km abaixo de 39min.

Logo que chegamos, encontramos o Renato e a Marta. E antes mesmo de começar a corrida e sem suar ganhei uma medalha. Essa era a medalha da Corrida Beiramar 10K que eu não pude terminar, mas que o amigo Renato tinha conseguido para mim. Muito bom, pois não vai ficar faltando essa na coleção.

Essa edição também contou com corrida infantil e eu novamente pude levar o meu filho que a cada dia vai criando gosto pelo esporte.

A largada foi em frente a Câmara de Vereadores de São José, no Centro Histórico, com cerca de 100 atletas. Larguei um pouco mais atrás dessa vez para não forçar muito, pois no dia seguinte teria outra corrida logo de manhã. Saímos rumo a divisa entre São José e Florianópolis pela Beiramar. Percurso bem conhecido.

Não consegui marcar as parciais, pois não tinha sinalizações. Por mais que a gente queira se poupar, na hora da corrida não tem jeito. Queremos sempre fazer o nosso melhor. Até a metade da corrida, que passou pela parte nova, que liga São José a Florianópolis, fui em ritmo tranquilo. Na volta não consegui me conter e acelerei um pouco para conseguir fazer algumas ultrapassagens.

Cruzei a linha de chegada com o tempo de 36min52s. Excelente tempo se o percurso tivesse 8 Km exatos. Confirmando com outros atletas e o mapmyrun, constatei que a distância final foi de 7,7 Km. De qualquer forma proporcionalmente está dentro do tempo que eu buscava.

Ao chegar, lá estava o meu filho pra me cumprimentar e aguardando ansioso pelas premiações. Depois eu soube que a corrida das crianças tinha sido realizada enquanto corríamos. Fiquei muito feliz ao saber que ele tinha conseguido novamente o 1o. lugar na categoria. Que bom que ele está gostando desse esporte. Ganhou a medalha, troféu e voltou todo contente para casa.

Recebendo a medalha da última corrida do amigo Renato

Gabriel Eduardo na corrida das crianças

Falta pouco

Meu filhão esperando o pai chegar

Muito feliz

Gabriel recebendo o troféu do Papai Noel

Data: 06/11/2010 - Hora: 16h00min
Local: Em frente a Camara Municipal de São José/SC

Distância: 8 Km 

Inscrição: R$ 15,00 (sócio)

Kit: Número do peito

Tempo: 36min52s
Pace: 4:47 min/Km

Colocação: 09 de 11 (categoria 40-44 anos) 
Colocação:
70 de 92 (masculino) 
Colocação:
73 de 102 (geral)



Escrito por Eduardo Hanada às 22h57
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 



Meu perfil
BRASIL, Sul, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, English, Esportes
MSN -
Histórico
    Outros sites
      Minha vida de Corredor Eduardo Hanada (www.ehanada01.zip.net)
      ACORSJ
      Ativo
      Cronoserv
      Chiptiming
      Fotos Foco Radical
      Corridas em Santa Catarina
      Mapmyrun
      Erunner
      Calculos e indices
      Blog Enio Augusto
      Blog Guilherme Preto
      Blog Fausto Egidio
      Blog da Helena Vidal
      Blog Renato Ventura
      Blog Sebastião Santos
      Blog Fabio Namiuti
      Blog Eq Praia do Caldeirão
      Blog Diego da Costa
      Blog Egomar
      Blog Dyego de Campos
      Blog do Toto
      Corridas de Rua
      Runner´s World
      Sul Brasilis
    Votação
      Dê uma nota para meu blog