Minha vida de corredor - Eduardo Hanada


Mini Maratona Santos Dumont - Base Aérea de Florianópolis / SC

Mini Maratona Santos Dumont - Base Aérea de Florianópolis / SC

Já fazia duas semanas que estávamos sem corrida na região. Para quem está viciado por esse esporte isso parece uma eternidade. Ainda mais saindo de uma belíssima prova como foi a da Track & Field.

A corrida Mini Maratona Santos Dumont é bastante interessante, pois é realizada dentro da Base Aérea de Florianópolis, em uma área totalmente cercada e segura. Uma ótima oportunidade para os atletas e as crianças poderem contemplar um pouco as aeronaves estacionadas no pátio, e tirarem algumas fotos de recordação.

No local da largada havia uma boa estrutura montada para receber os atletas, dentro de um ginásio de esportes. Dessa vez encontrei os amigos de corrida aos poucos e mal deu tempo de conversar e tirar as fotos, pois como o vento estava forte e trazia um friozinho todos partiram para o aquecimento bem cedinho.

Pontualmente às 16 horas foi dada a largada. E ainda bem que não choveu, apesar do tempo feio. O percurso seria praticamente o mesmo do ano passado. Isso foi bom para podermos comparar a nossa evolução nesse período. Na época eu havia completado a prova em 55min10s.

No início larguei sem ter muita noção se estava rápido ou mais lento que o normal. Procurei iniciar em um ritmo confortável para chegar bem ao pesadelo no final (mais tarde eu explico). O Sérgio e eu corremos  juntos até o 2o. Km mais ou menos. Depois disso não consegui mais acompanhá-lo. Uma deficiência que tenho e preciso desenvolver é a “sustentabilidade” durante a corrida. Depois do 2o. e 3o. Km não consigo manter o ritmo inicial e o meu pace vai aumentando. Consequentemente sou alcançado pelos outros atletas, e dificilmente passo alguém.

Não consegui registrar as parciais da corrida, pois não havia placa sinalizando em qual Km estávamos. A minha orientação durante a corrida foi somente pelos tempos durante a prova.

Os primeiros 8 Kms foram relativamente tranquilos, realizados em estrada praticamente toda plana. Muito bom para se correr. Somente no retorno, já próximo do mar, que pegamos um vento sul fortíssimo. Praticamente éramos jogados para o lado. Mas nada que comparado ao que ainda estava por vir. Eu lembrava que havia uma subida no final da corrida, mas que ela era tão cruel, não me lembrava mesmo. Já cansado de lutar contra o vento tivemos que encarar uma subida fora do comum, onde era mais vantagem andar do que fingir que corria. Haja energia no final da corrida.

Mas pensei, se ano passado eu já havia conseguido superá-la, esse ano não poderia ser diferente. Cheguei ao topo quebrado, mas cheguei. Pegamos mais um trecho que mais parecia uma trilha e retornamos para completar a prova. Ainda bem que agora era a descida a nosso favor, porém com muita cautela para não sair rolando.

Completei a corrida em 48min49s. Para a distância de 10 Km seria uma marca muito boa para mim, mas efetivamente conforme os registros do GPS dos amigos, meu Sportband e do Mapmyrun, a distância foi próxima de 9,7 Km. De qualquer forma também gostei do resultado, devido às particularidades do percurso e por ter abaixado mais de 6 min do tempo do ano passado.

Rapidamente fui me hidratar, retirar a minha medalha e me despedir dos amigos, pois dessa vez eu tinha um compromisso logo em seguida. Não pude prestigiar a premiação dos amigos, que mais uma vez estão de parabéns.

Fiquei bem feliz por ver a Sueli retornando depois de um tempo de recuperação por causa de uma lesão. Pelo jeito ela voltou muito bem, deixando a gente comendo bastante poeira ainda.

Agora semana que vem temos a Corrida Rústica Crack nem Pensar, em Coqueiros. Até lá pessoal !!!

Base aérea de Florianópolis repleta de atletas

Algumas das aeronaves ao fundo

A mais imponente. Estava pra decolar mas eu não vi.

No alto sem tocar o chão

Ufa... Cheguei

Deu pra suar um pouquinho. Mário, Sergião e eu.

Data: 02/10/2010 - Hora: 16h
Local: Base Aérea Santos Dumont
- Florianópolis / SC
Distância: 10 Km (9,7 Km)

Inscrição: 1 Kg de alimento

Kit: Número do peito

Tempo: 48min49s
Pace: 5:02 min/Km

Colocação: 8 de 12 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 96 de 127 (masculino)
Colocação: 99 de 144 (geral)

 


 


Mini Maratona Santos Dumont - Base Aérea de Florianópolis / SC

Data: 02/10/2010 - Hora: 16 horas
Local: Base Aérea de Florianópolis
/ SC
Distância: 10 Km

Inscrição: 1 Kg de alimento



Escrito por Eduardo Hanada às 23h41
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Run Series 2010 - Corra para a vida - 12/09/10

Run Series 2010 - Corra para a vida

MEU RELATO DA CORRIDA NO SITE DA TRACK & FIELD

RESULTADO DA CORRIDA RUN SERIES 2010 - FLORIANOPOLIS / SC

Estava aguardando essa corrida ansiosamente. Alguns amigos já haviam me alertado para não perdê-la de jeito nenhum. E tenho que concordar, ela é imperdível para os amantes do esporte. Todos os detalhes simplesmente impecáveis.

Na sexta-feira, já deu para perceber como seria a organização, com atendimento vip para a retirada do kit na loja Track & Field do Shopping Iguatemi. Esse foi, sem dúvida, o melhor kit que eu já recebi nas mais de 40 provas das quais participei: camiseta Thermodry, boné, meia, protetor solar, squeeze e até um cofrinho e queijinho.

Estava animado, pois essa seria a corrida de 10K que realmente teria 10 Km, e tinha um desafio pessoal, ser sub-50. Fazia tempo que estava na espera de uma corrida dessa distância para poder quebrar oficialmente essa marca.

Domingo, no dia da corrida, acordei às 5h20min para o ritual de preparação: banho, café da manhã, e   escolha das roupas para a corrida. Fiquei em dúvida de correr com a minha camiseta verde, que uso por superstição ou usar a camiseta do Kit. Optei por usar a da Track & Field, como praticamente todos os meus amigos da turma. Linda camiseta.

Cheguei bem cedinho no Shopping Iguatemi, de onde seria a largada e a chegada. Várias equipes de assessoria esportiva estavam montando as tendas para dar suporte aos seus atletas. Acho que praticamente todas da região participaram. A chuvinha teimava em ir e voltar. Retirei o chip e fiquei aguardando a turma chegar.

Aos poucos fui encontrando o pessoal: o Mário e a namorada, o Nilton e a Laura, o Sebastião e o Bruninho, o Mauri, e em cima da hora, o Renato e a Marta. Tiramos algumas fotos para registrar a presença e colocamos o papo em dia.

Dessa vez, nem alonguei e nem aqueci, pois não estava disposto a ficar encharcado antes de começar a corrida. Fiquei dentro do Shopping mesmo. Uma atração a parte foram os 2 terminais, a disposição dos atletas, que tiravam fotos na hora e gratuitas. Pena que quando eu vi a fila já estava enorme.

Um pouco antes da largada fui me posicionar. Como na São Silvestre, foram colocadas placas para concentrar os atletas por pace, o que teoricamente ajuda bastante para uma dispersão mais rápida. Me posicionei no bloco de 5 min/Km, que seria algo próximo do meu objetivo. Encontrei ainda a atleta Maria Teresa, que estava de volta e com toda a disposição, depois de ter participado brilhantemente da Meia-maratona do Rio de Janeiro.

Pontualmente às 8hs foi dada a largada. Mais de 1.100 atletas partiram para as provas de 5 Km e 10 Km. O percurso seria de uma volta para a prova de 5 Km e de duas voltas para a de 10Km, todo em terreno plano. Excelente para se bater record pessoal. Eu iria correr a prova de 10 Km.

Para correr um pouco mais solto, procurei dar um pique nos primeiros Kms. Passei pela placa de 1 Km mais forte que o meu normal, 4min21s. Sabia que não ia durar muito. No 2o e no 3o. Km o ritmo caiu um pouco, mas me mantive abaixo dos 5 min/Km. O curioso é que depois me avisaram que havia uma vaquinha que participava da prova ditando o ritmo de 5 min/Km. Bem legal pra servir como referencial durante a corrida.

Aquela vontade de desistir, que sempre ocorre nos Kms iniciais, foi sumindo aos poucos. Consegui ainda manter o pace do 4o e do 5o. Km pouco abaixo dos 5 min/Km, fechando a metade da prova com 23min40s. Um outro ponto positivo foram as sinalizações de Km, todas bem visíveis e precisas.

Na passagem pelo meio da prova estava no limiar de conseguir o meu objetivo sub-50, pois nos 5 Kms finais a minha performance sempre cai. Já estava sentindo o cansaço da primeira parte e estava ficando  difícil de conseguir manter um bom ritmo para o segundo trecho. Foi quando o meu amigo Sebastião chegou para me ajudar a manter um ritmo melhor. Correu comigo do 5o Km até o final da prova, me animando e não deixando meu ritmo cair. Fui correndo no meu limite, com o pace pouca coisa acima dos 5 min/Km.

No último Km senti que poderia alcançar o meu objetivo sub-50. Levei até os 500 metros finais, respirei fundo e decidi gastar o pouquinho de energia que ainda me restava. Acelerei tudo que podia, e ainda alcancei mais dois atletas. Valeu a pena, e todo o esforço foi recompensado. Fechei o Km com 4min34s e a corrida em 48min32s. Além de conseguir ser sub-49, cravei o meu melhor tempo na distância de 10 Km.

Só tenho que agradecer o meu amigo Sebastião que correu ao meu lado dando apoio e ditando o meu ritmo na parte final. Cheguei exausto, mas muito feliz. Cumpri meu objetivo pessoal.

Na chegada, muita fruta, gatorade, água e a bonita medalha. Ainda enquanto conversava com os amigos o resultado com o meu tempo líquido me chegava via torpedo no celular. Isso que é tecnologia.

Gostaria de ter mais provas com esse nível de organização aqui na região. Pra mim, nota dez em todos os quesitos: kit, chip, informações, estacionamento, percurso, alongamento, sinalização, pontualidade, pontos de hidratação, segurança, alimentação, estrutura, organização, tecnologia, resultado e ambiente. Só tem um problema: que não demore muito uma nova prova da Track & Field em Santa Catarina.  

Os loucos por corrida estão em todas, mesmo chovendo.

A chuva parou um pouco. Vamos registrar a presença.

Momentos antes da largada: mais de 1.100 atletas

Falta muito pouco

Pensa que é fácil, é ?

Com chuva ou com sol estamos aí. Parabéns pessoal !!!

Data: 12/09/2010 - Hora: 8h00min
Local: Shopping Iguatemi
- Florianópolis / SC
Distância: 10 Km

Inscrição: R$ 50,00

Kit: Camiseta, boné, meia, protetor solar, squezze, cofrionho, polenguinho, chip e Número do peito

Tempo: 48min32s
Pace: 4:51 min/Km

Colocação: 28 de 51 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 175 de 371 (masculino)
Colocação: 187 de 472 (geral)



Escrito por Eduardo Hanada às 18h22
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Corrida Coruja 2010 - Etapa Cidades Irmãs

Corrida Coruja 2010

Essa foi uma corrida um pouco diferente aqui da região da grande Florianópolis. Além de ser realizada em um dia útil (apesar de ser véspera de feriado), foi realizada à noite. A minha expectativa era grande, pois meus amigos já haviam participado da edição anterior em Jurerê e todos haviam falado muito bem. O problema é que depois de um dia de trabalho já estava me sentindo meio cansado. Acho que prefiro correr de manhã cedo mesmo, pois estou mais inteiro. Mas a experiência de correr a noite também me agradou.

Fui retirar o kit à tarde, depois de sair do serviço. Encontrei o Lucena, a Marta e o Renato. Todos esperando ainda pelo kit que não havia chegado. Demorou um tempinho pra conseguirmos, mas no final deu tudo certo. E fui para casa me abastecer e descansar um pouco.

Voltei para o local da largada à noite e já estava bem escuro. A corrida seria realizada com trechos parte em São José e parte em Florianópolis, fazendo jus ao nome de Corrida Coruja Etapa Cidades Irmãs. Aliás, o portal que faz a divisão entre as duas cidades tem um visual fantástico à noite, muito bem iluminado e digno de ser cartão postal.

Uma preocupação que surgiu antes do início da prova foi a não presença da Guarda Municipal de São José para auxiliar na organização do evento, principalmente para controle do trânsito na região, uma vez que a prova seria realizada em uma avenida movimentada e de alta velocidade. Ainda bem que a Polícia Militar estava presente e não tivemos grandes problemas, pois as pistas foram interditadas.

Antes da largada, foram distribuídas pulseiras fosforescentes dando um toque especial e também servindo como um sinalizador durante o percurso. Em seguida foi anunciado o percurso tanto para a prova de 5 Km como para a de 10 Km (duas voltas).

Todos os atletas se dirigiram para debaixo do portal, de onde seria dada a largada. Eram aproximadamente 100 atletas. O curioso é que estávamos todos ainda descontraídos e conversando, quando de repente alguém anunciou a largada e todos saíram correndo. Acho que não foi a largada oficial, mas foi a que acabou valendo. Depois não teve como segurar...

Dessa vez não tivemos as marcações dos kms e mesmo sendo um percurso conhecido não consegui saber o ritmo exato que estava levando na prova. Larguei novamente sem forçar muito. Agora estou conseguindo me controlar um pouco mais nesse momento. Tentei acompanhar durante o início meu amigo Sérgião, mas já desisti no 1o. Km. Se continuasse no ritmo dele iria quebrar rapidamente.  Em seguida passaram por mim o Renato e o Diego, e também foram logo se distanciando.

No final da 1a. volta passei com o tempo de 22min46s. Talvez teria sido o meu melhor tempo nos 5 Km, mas não consegui precisar exatamente essa distância. O duro dessa passagem é imaginar que ainda temos outra volta inteira para completarmos a corrida. Boa parte dos atletas fez o percurso de 5 Km, mas a maioria eu acredito que tenha feito a de 10 Km. Segunda volta bem no sacrifício e para não ficar sem motivação, foquei em pelo menos conseguir ultrapassar mais um atleta que estava uns bons metros na minha frente. No meio da segunda volta até consegui ultrapassá-lo, mas também fui ultrapassado por outro. Acabou dando na mesma.  

Ainda bem que o percurso foi todo plano e apesar de muito esforço, deu pra terminar bem a prova, com o tempo total de 44min59s. Se realmente tivesse sido 10 Km para mim já seria um sonho esse tempo. Olhei o Sportband e o mesmo registrava 9,26 Km. Pace de 4min51s. Pelo menos para a distância esse é o meu melhor pace até o momento. Refiz o percurso pelo Mapmyrun e o mesmo marcou um pouco mais de 10Km, porém eu não sabia traçar o percurso novo próximo a divisa das duas cidades, que ainda estava com o mapeamento antigo. De qualquer forma foi bom.

Cheguei com muita sede e fome, pois não havia jantado, é claro. Porém, pra minha surpresa e de muitos atletas dessa vez não havia nada para comer: nem uma frutinha, como é normal. Mas fazer o que... tive que descontar em casa.

Fiquei aguardando a premiação, olhando as fotos, que a organização oferece (R$ 10,00) instantes depois do fim da corrida. Um serviço bem legal para guardar de recordação.

Enquanto eu e o Renato estávamos conversando, chamaram os nossos nomes para a premiação da categoria 40-44 anos. O Renato ficou em 2o. e eu em 3o. Puxa, que surpresa agradável. Eu nem tinha esperanças, pois a premiação até o 3o. lugar é bem mais limitada.

Um outro fato interessante que acontece nas corridas é a possibildiade de conhecer pessoas novas por meio desse blog, que curtem o esporte e que me reconhecem durante os eventos. É muito bom compartilhar experiências e esses momentos com os amigos.

Parabéns, Renato. Apesar da nossa mascote Nina ter nos deixado, vai ficar a lembrança dos bons momentos, como as das suas fotos. Força mais uma vez, Renato e Marta. Vocês são guerreiros e estão sempre se superando. Ah, não posso deixar de registrar a nova máquina fotográfica da Marta: show !!!

Parabéns também a todos os amigos, que aliás, foram todos devidamente premiados com troféus.

A nossa mascote vai deixar lembranças

Eu e o Dyego

Portal Iluminado - O charme da corrida noturna

Supervisual do Portal que divide São José - Florianópolis

Dessa vez eu e o Renato conseguimos subir juntos ao pódium

Surpresa inesperada é melhor ainda

Data: 06/09/2010 - Hora: 20hs

Local: Portal Florianópolis / São José
Distância: 10 Km 

Inscrição: R$ 35,00

Kit: Camiseta, sacola e Número do peito

Tempo: 44min59s
Pace: 4:51 min/Km

Colocação: 3 de 4 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 27 de 43 (masculino)
Colocação: 28 de 50 (geral)



Escrito por Eduardo Hanada às 17h24
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 



Meu perfil
BRASIL, Sul, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, English, Esportes
MSN -
Histórico
    Outros sites
      Minha vida de Corredor Eduardo Hanada (www.ehanada01.zip.net)
      ACORSJ
      Ativo
      Cronoserv
      Chiptiming
      Fotos Foco Radical
      Corridas em Santa Catarina
      Mapmyrun
      Erunner
      Calculos e indices
      Blog Enio Augusto
      Blog Guilherme Preto
      Blog Fausto Egidio
      Blog da Helena Vidal
      Blog Renato Ventura
      Blog Sebastião Santos
      Blog Fabio Namiuti
      Blog Eq Praia do Caldeirão
      Blog Diego da Costa
      Blog Egomar
      Blog Dyego de Campos
      Blog do Toto
      Corridas de Rua
      Runner´s World
      Sul Brasilis
    Votação
      Dê uma nota para meu blog