Minha vida de corredor - Eduardo Hanada


Corrida Rustica Volta a Lagoa da Conceicao - Data: 06/06/10

Corrida Rustica Volta a Lagoa da Conceicao - Powerfit

Somente quem é LOUCO POR CORRIDAS acorda cedinho em um domingo de feriadão prolongado com a temperatura beirando os 10°graus e sai para correr na Volta a Lagoa da Conceição. Acham que é  só eu ? Pelo menos mais 400 atletas e seus respectivos acompanhantes participaram desse grande evento que foi a Corrida Rustica da Volta a Lagoa da Conceição. E destaque para o pessoal que acompanha os nossos amigos atletas, em especial a Laura, a Marta, o Giovane e até o Bruninho, filho do Sebastião. Bom, pelo menos até essa semana, pois na semana que vem TODOS estarão correndo também. Que maravilha !!!

Ano passado, mais precisamente no dia 21/06/09 eu estava no começo da minha curta carreira de corredor e tinha realizado esse mesmo percurso em 1h03min25s. Naquela época, eu nem sabia como tinha conseguido chegar, pois era um percurso com várias subidas e o morro do Badejo (quase vertical !!!) que exigia demais dos atletas. Esse ano o meu desafio era melhorar o tempo dessa prova para menos de 54 min, uma boa diferença em relação ao ano passado.

Havia treinado muito pouco nas duas últimas semanas. Culpa das chuvas, dos ventos, do frio e de um pouco de preguiça também pra encarar essas intempéries.

Para essa corrida foi necessário retirar o kit no dia anterior na loja da Centauro no Shopping Beiramar. Confesso que a retirada do kit nesses lugares com acesso mais complicado e horário restrito fica meio complicado. Pagar R$ 4,00 de estacionamento só pra retirar o kit em poucos minutos não tem o maior sentido. Das outras vezes foi na Beiramar Norte. O kit dessa vez tinha uma camiseta e o número do peito.

No dia da corrida, como já sabia que o local da largada seria meio complicado para estacionar o carro cheguei bem cedinho. A previsão era de muitos participantes e era de se prever a falta de lugares. Não sei se a escolha da largada em frente a academia que estava patrocinando o evento tenha sido a melhor opção. A grande quantidade de pessoas que se concentravam próximo a largada fez com que boa parte do tráfego de veículos ficasse limitada, irritando tanto os motoristas que queriam passar como os atletas que estavam concentrados.

Como de costume na largada encontramos a nossa turminha velha de guerra nas corridas. Alguns já fazia mais tempo que não víamos, pois tinham participado de outras corridas. Tiramos bastantes fotos como de costume com a Marta, a Laura e o Giovane. O frio estava de rachar, perto dos 12°graus e nem o sol conseguia amenizar. Todos devidamente agasalhados até próximo ao horário de início da corrida. Mal deu tempo pra fazer um aquecimento.

A largada ocorreu próximo das 9h30min com cerca de 400 atletas. Além de ter a modalidade de 10Km individual, havia também o revezamento em duplas, adotado por boa parte das academias e grupos de corrida.

Na largada não quis forçar muito, pois sabia que a partir da metade da corrida haveria bastante subidas. Pensei que estava levando em um ritmo razoavelmente leve. Passei pelo 1°Km sem ver a marcação. Porém no 2° Km vi que estava em um ritmo mais forte que o normal, passando com um pace na casa de 4:33. Logo fui reduzindo o pace passando pelos Km 3, 4 e 5 em respectivamente 4:54, 5:10 e 5:21, fechando os primeiros 5 Kms em 24min33s. Um bom tempo para as minhas ambições. Aí começou o problema, o morro do Badejo, uma subida que derruba grande parte dos atletas. Ano passado eu achava impossível conseguir subi-lo sem caminhar, e tinha comigo que esse ano não iria andar nem um pouco durante a corrida. Fui em marcha lenta quase parando durante toda a subida, e consegui vencer o morro sem precisar caminhar, e ainda com direito a um pique no finalzinho. Meu pace nesse trecho foi para 6:15min/km, mas não considerei de todo mau. Meu próximo km (7°) faria em 4:31, pois aqui era quase só descida... Nos kms seguintes, já cansado, os paces foram caindo ficando na casa de 5:27, 5:07, 5:06. Nesse último Km ao acessar a última subida da corrida vi uma concentração de pessoas e um carro da polícia no trajeto da corrida. Era o Diogo, que estava caído, e que depois eu vim a saber que havia sido atropelado por um carro. Esse foi outro grande problema da corrida. Um evento com a quantidade de atletas que havia e sem bloqueio parcial de boa parte das avenidas não podia dar em outra. Os carros estavam passando por nós tirando finas a todo instante. Eu mesmo quase fui alvo de um veículo que veio cortando todo mundo. Ainda bem que não foi nada grave com o Diogo, pois depois eu o vi na chegada.

Bom, no final da prova, consegui chegar bem e deu ainda pra dar um sprint final passando uns 5 atletas. Consegui atingir o meu objetivo e melhorar o meu tempo bem abaixo do que eu imaginava: 51m49s. Fiquei bem feliz com o resultado. Mesmo ainda estando longe do podium é muito gratificante ver que a melhora nas participações acontece aos poucos, mas vem !!!

A corrida na Lagoa no geral foi muito boa, com boa participação dos atletas e acompanhantes, excelente percurso, mas deve-se prestar atenção a esses pequenos detalhes na organização que podem ofuscar o brilho de um grande evento. Registro aqui também um detalhe simples e que muitos atletas gostam de ter em suas medalhas: o registro da data da corrida !!!

 

SUPER PRODUÇÃO DO NOSSO AMIGO GIOVANE NA CORRIDA DA LAGOA DA CONCEIÇÃO


Todos ainda emcapotados: Nilton, eu, Mario, Luizinho (em pé), Renato e o Zé Correa

Agora todos prontos pra corrida: Sebastião, Delani, eu, Renato, Diogo, Sérgio e Dyego

Momento da largada

Percurso muito bonito

Sprint final

Todos devidamente "medalhados": Sérgio, eu, Nilton, Renato, Mário, Sebastião e o Bruno

Data: 06/06/2010 - Hora: 9H30min

Local: Lagoa da Conceição em frente a academia Powerfit
Distância: 10Km (10,44 Km)

Inscrição: R$ 20,00
Kit: camiseta e número do peito

Tempo: 51min49s
Pace: 4:59 min/Km

Colocação: 17 de 38 (categoria 40-44)
Colocação: 160 de 264 (masculino)
- Estimado
Colocação: 172 de 328 (geral) - Estimado


Corrida Rústica Volta a Lagoa da Conceição - Florianopolis / SC

Data: 06/06/2010 - Hora: 9h30min
Local:
Lagoa da Conceição em frente a Academia Power Fit - Florianópolis / SC
Distância: 10 Km



Escrito por Eduardo Hanada às 21h47
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Corrida Bicentenario de Sampaio - Data: 23/05/2010

Corrida Bicentenário de Sampaio - Florianopolis / SC

No início da semana passada estava com uma tremenda dúvida: ir ou não ir a Rio do Sul participar da XXXIII Corrida Rústica da cidade (10Km). Tinha acabado de ir a Joinville no final de semana para participar da Corrida Todos pelo Diabetes. A inscrição ainda era convidativa (gratuita). Mas eis que surge uma corrida em Florianópolis: Corrida Bicentenário de Sampaio, promovida pelo exército de Florianópolis. A corrida contemplava um percurso inédito, pelo menos para mim (atravessando a ponte que liga o continente a ilha), e o melhor: gratuita. Bom, estava decidido.

Também acho que foi a primeira vez que participo de uma corrida no domingo à tarde. Depois de uma semana de muita chuva na grande Florianópolis, o dia não podia estar diferente: totalmente instável. Como não conhecia muito bem a organização e nem ao certo o local da prova, cheguei bem cedo pra garantir a inscrição. Chegando comigo, encontrei o Sebastião, o Bruno (filho do Sebastião) estreante e nova promessa nas corridas com apenas 9 anos, e a Sueli. Ao nos dirigirmos para o local do evento, já deu para perceber a boa organização, também, com tantos soldados a disposição !!!

Em seguida encontramos o Nilton Generini e a Laura (nossa fotógrafa e cinegrafista da corrida) e começamos a nossa bateria de fotos pré-corrida. A paisagem ajudava e muito. Estávamos praticamente estreando a Beiramar Continental. Local que tende a ficar muito bonito e valorizado. Porém, diante de tantos militares com seus uniformes verde e branco parecíamos peixes fora d´agua. Mesmo com chegada da Adriane, do Paulo, da Jany, do Batista e de mais alguns conhecidos, o nosso grupo era bem pequeno diante dos atletas do exército.

Como essa era uma estréia em uma prova desse tipo e mais de 80% dos atletas eram militares imaginei que a briga seria pra não ficar entre os últimos colocados. Aparentemente todos pareciam bem preparados.

A largada ocorreu pontualmente às 15h30min para o feminino e infantil. Os adultos masculinos largaram depois de 10 minutos. O interessante é que as largadas foram dadas com tiro de fuzil. Lá fomos nós. Dessa vez tentei largar na frente e sair mais forte, mas acho que essa não foi uma boa tática. A alegria só dura alguns metros !!! Depois parece que a gente sente mais e acaba diminuindo muito o ritmo. Acho que é melhor não forçar muito no começo pra não se quebrar pelo resto da corrida. O 1o. Km fiz em 4:28, mas já no 2o. com a redução obrigatória o tempo caiu pra 5:25. Tá certo que nesse trecho teve uma bela subida pra acessar a Ponte Pedro Ivo Campos. Imaginava que fossemos correr por cima dela, mas na verdade corremos pela passarela abaixo da ponte. Tudo bem, o visual também é muito bonito e vale e pena. Um pouco recuperado diminui o tempo no 3o Km para 4:48. Depois, os tempos por Km foram ficando em torno de 5:10, exceto novamente no acesso a subida da ponte, na volta, que caiu novamente para 5:30. Definitivamente percursos com muitas subidas ainda não são pra mim.

Novamente eu tinha um objetivo, completar os 8Km em menos de 40 minutos. Não senti que estava nos meus melhores dias, mas também não estava nos piores. Consegui ultrapassar vários militares, principalmente na volta e na reta final. Fechei a prova com o tempo de 40min54s, um pouco acima do que eu buscava. Mas traçando o percurso pelo Mapmyrun verifiquei que a distância tinha um pouco mais de 8Km, ou seja, 8,2 Km. Isso faria com que meu pace da corrida fosse 4:59 min/Km, dentro do meu objetivo.

Fiquei bem contente, pois a minha posição relativa na classificação geral foi uma das melhores, somente ficando atrás da São Silvestre 2009, considerando ainda que os atletas eram na sua maioria militares.

A corrida não teve medalha de finisher, mas foi excelente quanto a organização, alimentação e água, percurso, sinalizações, pontualidade, ambiente (com direito inclusive a banda).

O destaque da corrida ficou com o filho do Sebastião, o Bruno, que com 9 anos apenas, fechou os 8 Km em primeiro na sua categoria com um tempo em torno de 42min e deixou a maioria dos atletas para trás. PARABÉNS, BRUNO !!!

 

Bruno, Sebastião, Nilton e eu.

Pequeno grupo dos não militares

Percurso muito bonito.

Concentração para a largada

Tinha só um pouco de soldados !!!

Tiro da largada

Chegada filmada pelo Sebastião. Valeu !!!

Chegada com uma vista espetacular ao fundo

Chegada com direito a banda

Bruno (filho do Sebastião), 9 anos e a mais nova promessa das corridas.

Data: 23/05/2010 - Hora: 15H30min

Local: Beiramar Continental de Florianópolis / SC (No final da Av. Santos Saraiva)
Distância: 8 Km (8,21 Km)

Inscrição: Gratuita
Kit: número do peito

Tempo: 40min54s
Pace: 4:59 min/Km

Colocação: 10 de 15 (categoria 35-42)
Colocação: 115 de 254 (masculino)


Corrida Bicentenário de Sampaio - Florianopolis / SC

Data: 23/05/2010 - Hora: 15h
Local: 
Beiramar Continental - Florianópolis / SC
Distância: 8 Km



Escrito por Eduardo Hanada às 11h33
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Corrida Rustica da Policia Militar - Florianopolis / SC

Corrida Rústica da Polícia Militar - Florianópolis / SC

Há praticamente um ano atrás, essa tinha sido a segunda corrida que eu havia participado. Para mim seria uma ótima referência para saber como tinha sido a minha evolução, mas  se não tivessem alterado e aumentado um pouco o percurso.

Eu já estava praticamente recuperado da dor na coluna que tinha me prejudicado nas duas últimas semanas. Estava ansioso pra saber se estaria correndo novamente como antes. O dia amanheceu chuvoso e permaneceu instável. Parece que só deu uma trégua durante a corrida. O tempo estava friozinho e bom para correr, exceto pelas poças de água durante o percurso.

Cheguei a Praça Getúlio Vargas por volta das 14:50, para pegar o kit. Porém, ao contrário do que indicava no folder da corrida, não foi fornecida a camiseta. Pensei que até que iriam dar no final da corrida, mas realmente não foi.

Como estava friozinho um aquecimento inicial era essencial. A largada foi em frente ao Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, às 16hs. Eu já conhecia um pouco o percurso, sabia que não podia forçar muito no começo, pois no final viriam as subidas mais complicadas. Larguei em ritmo normal. Nos primeiros kilometros até atingir a beiramar pegamos algumas descidas bastante íngrimes e não tinha como segurar muito. O jeito era descer com muito cuidado. Ainda bem que não estava sentindo mais nenhuma dor. Durante o percurso plano, na beiramar, o desenvolvimento da corrida foi tudo dentro do normal, mas a partir do quarto kilômetro as coisas começaram a complicar. Era chegada a hora das subidas, e como eu só treino em terrenos planos, a minha performance nesses trechos cai bastante. Pelo menos agora consigo seguir sem precisar caminhar.

Nessa altura, o Renato passou por mim e aproveitei para tentar levar a corrida no ritmo dele, que normalmente corre em ritmo mais forte que o meu. Consegui acompanhá-lo mais de perto por pouco mais de 1 Km, mas depois não deu. Nessa altura da corrida um fato que estava incomodando bastante é que os veículos estavam trafegando normalmente no mesmo sentido em alguns pontos da corrida, principalmente na Av. Mauro Ramos, tirando várias finas de nós corredores. Particularmente achei bem perigoso e ainda bem que não teve maiores problemas.

Não consegui passar muito gente na corrida e fui ultrapassado por vários. Só na chegada que consegui passar por uns 3 atletas. Mesmo assim gostei da minha performance na corrida de hoje.

Na chegada teve até fila no funil e para retirar a medalha, que por sinal, foi a mesma da Maratona Internacional de Florianópolis no ano passado. Tomei os meus vários copos de água, comi algumas frutas e já fui trocar de roupa e me agasalhar, pois com a chegada da noite e da chuva tinha esfriado mais ainda.

Como em todas as competições que tem premiação em dinheiro, essa corrida foi bem disputada e levada em um ritmo bastante forte. Dos 5 primeiros colocados da geral, somente 1 deles era do estado de Santa Catarina.

Pelo Mapmyrun, se eu não errei algum trecho, o percurso foi de aproximadamente 7,62 Km, o que deixou o meu pace aproximado de 4:52 min/Km.

Data: 08/05/2010 - Hora: 16:00Hs

Local: Praça Getúlio Vargas, em frente a Polícia Militar - Florianópolis / SC
Distância: 7 Km (7,62 Km)

Inscrição: R$ 15,00
Kit: não teve (era pra ter camiseta)

Tempo: 37min07s
Pace: 4:52 min/Km

Colocação: 20 de 24 (categoria 40-44)
Colocação: 185 de 286 (geral)

VÍDEO EDITADO POR GIOVANE SOUZA

 


Sebastião, Renato (fazendo a sua homenagem) e eu.

Aquecimento antes da corrida. Tava muito frio.

Largada em curva para pegar a Av. Rio Branco.

Pique na reta final. Já sem folego nenhum.

 

Na chegada, após uma corridinha com chuva.


Corrida Rústica Polícia Militar / SC - 5a. Etapa ranking ACORSJ

Data: 08/05/2010 - Hora: 16h
Local: Praça do Bombeiro - Florianópolis / SC
Distância: 7 Km



Escrito por Eduardo Hanada às 21h45
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




1a. Corrida do Trabalhador - Balneário Camboriu / SC

1a. Corrida do Trabalhador - Balneário Camboriú / SC

A minha expectativa para essa corrida era grande. Ao contrário das outras corridas de Balneário Camboríu que foram realizadas em sua maioria nas praias, esta seria realizada nas ruas e com controle por chip. Mas no início da semana (terça-feira) ao tentar levantar um fardo de água senti uma forte dor na coluna. Pronto, pela intensidade da dor já pensei: agora vou ficar semanas de molho. No decorrer da semana a dor continuava intensa e mal me permitia abaixar para colocar os tênis.... que angústia. Tomava remédios, passava pomada, mas nada da dor passar. Fui tentar treinar na quinta-feira, mas nem consegui andar direito, quanto menos correr. Sexta-feira deu uma pequena melhorada e fiquei um pouco animado. No sábado, dia da corrida, ia fazer um teste final de manhã pra ver se seria possível correr ou não. A dor continuava, mas estava conseguindo trotar. Resultado, eu iria mesmo que fosse somente pra completar a prova andando.

O dia estava muito bonito e ajudou muito para a realização da corrida. Cheguei por volta das 14:00 ao local da largada na Pça Tamandaré para efetivar a minha inscrição e pegar o kit, que por sinal foi muito bom, com camiseta bonita e de boa qualidade, uma viseira e uma toalhinha. Aos poucos o pessoal de Florianópolis foi chegando, trazendo um ar um pouco mais familiar. Encontrei com a Di, organizadora da 1a. Corrida do Trabalhador, juntamente com a sua equipe da LIFE ESPORTES, que estão de parabéns pela organização e sucesso do evento. Sem dúvida nenhuma foi uma das corridas mais legais que já participei. Teve até presença internacional com uma atleta do Quênia no feminino.

Um pouco antes da largada foi realizado um alongamento geral com todos os atletas. Eu, como nem podia me virar direito, nem consegui acompanhar, mas foi bem legal e diferente, colocando todos já no clima da corrida. A largada ocorreu às 16hs e iria percorrer as principais ruas de Balneário Camboriú: Av. Atlântica e Av. Brasil. Os participantes da corrida de 5 Km tinham que dar 2 voltas no percurso e os de 10 Km 4 voltas. Na largada ainda estava meio receoso de como seria a minha corrida. Tinha feito um aquecimento e não estava sentindo mais tanta dor. Então fui ver no que dava.

Larguei no meio da massa. Como as pistas eram estreitas demorou um pouco a dispersão, mas depois tudo se acomodou. Já perto do 1° Km eu já sentia que não seria uma corrida normal. As dores já não incomodavam mais. Acho que eu já tinha aquecido e esquecido delas. Mas o rendimento sentia que tinha caído drasticamente. Não estava conseguindo manter o meu pace normal de início de prova. em torno de 4:40/km. E o pior, correndo totalmente desconfortável em relação ao fôlego. Fui pensando, será que desisto agora ou vou me arrastando e tento pelo menos terminar os 5 Km (eu me inscrevi para correr os 10 Km). Resolvi então, diminuir o ritmo mais ainda e ir levando a corrida até onde dava.

A primeira volta parecia não terminar mais e estava tão exausto que esqueci de marcar o tempo na passagem por ela. Esqueci também de pegar água. Como sei que os primeiros quilômetros são sempre mais difíceis, fui continuando na esperança de me estabilizar. E isso realmente aconteceu, mas em um ritmo mais leve. As pessoas ocupavam praticamente todo o percurso da prova e iam dando incentivos aos corredores e foi o que me fez não desistir e nem andar durante a corrida. Na 3a.volta ainda já estava tomando uma volta da queniana... rs. Fui tentar acompanhá-la um pouco, mas isso durou somente alguns segundos. Eu ainda tinha a 4a. volta pra completar, e como já tinha chegado até lá acabei por terminá-la.

Nunca havia chegado tão exausto como nessa corrida. Não conseguia tomar água, comer e nem falar direito após a chegada. Muito menos tirar o chip do tênis. E olha que tinha coisas boas para comer: frutas, torrones, sanduíches com presunto e queijo. Tudo muito bom. A dor na coluna eu já tinha até esquecido, pois o cansaço tinha ido ao extremo. No final das contas, se o meu tempo não foi  dentro das expectativas, foi bom em relação ao contexto e das minhas condições. Consegui terminar a prova e ganhar mais um medalhão, muito bonito por sinal. Agora vou ficar esperando a próxima !!!

Pelo Mapmyrun cada volta apresentava aproximadamente 2,45 Km, sendo que as 4 voltas totalizam 9,8 Km.

Data: 01/05/2010 - Hora: 16:00Hs

Local: Av. Atlantica - Balneário Camboriú - SC
Distância: 10 Km (9,8 Km)

Inscrição: R$ 40,00
Kit: Camiseta, toalha, viseira e numero do peito

Tempo: 51min29s

Colocação: 12 de 16 (categoria 35-39) 
Colocação: 87 de 111 (masculino) 
Colocação: 100 de 130 (geral) 

Praça Tamandaré: Local da largada da corrida


Presença Internacional na corrida: Renato, Everlyne (Quênia), Sueli e eu.


Ainda na terceira volta. Sorrindo só pra foto.


Na Av. Atlântica


Jac, Yukio, Rafinha e Yumi também estiveram por lá


1a. Corrida do Trabalhador - Balneário Camboriú / SC

1a. Corrida do Trabalhador

Data: 01/05/2010 - Hora: 16:00Hs

Local: Praça Almirante Tamandaré
Distância: 5Km e 10Km



Escrito por Eduardo Hanada às 15h23
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 



Meu perfil
BRASIL, Sul, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, English, Esportes
MSN -
Histórico
    Outros sites
      Minha vida de Corredor Eduardo Hanada (www.ehanada01.zip.net)
      ACORSJ
      Ativo
      Cronoserv
      Chiptiming
      Fotos Foco Radical
      Corridas em Santa Catarina
      Mapmyrun
      Erunner
      Calculos e indices
      Blog Enio Augusto
      Blog Guilherme Preto
      Blog Fausto Egidio
      Blog da Helena Vidal
      Blog Renato Ventura
      Blog Sebastião Santos
      Blog Fabio Namiuti
      Blog Eq Praia do Caldeirão
      Blog Diego da Costa
      Blog Egomar
      Blog Dyego de Campos
      Blog do Toto
      Corridas de Rua
      Runner´s World
      Sul Brasilis
    Votação
      Dê uma nota para meu blog